Topo

Blog do Brasilianismo

Imprensa estrangeira destaca que Brasil 'desabou' em ranking de corrupção

Daniel Buarque

27/01/2016 10h10

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

"Perdedor", país com "maior queda", "maior preocupação", a imprensa internacional assiste com especial atenção à situação do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção 2015 da Transparência Internacional. Por conta do escândalo da Petrobras, da recessão e da crise política, o Brasil foi o país que mais perdeu posições no ranking internacional sobre o assunto.

O Brasil caiu sete posições no índice em relação ao ano anterior, e ocupa o 76° lugar entre 168 países analisados pela organização não governamental sediada em Berlim e especializada no combate à corrupção internacional.

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

O destaque dado ao caso do Brasil reforça uma imagem negativa que vem se construindo no resto do mundo nos últimos meses. Apesar de a corrupção ser um problema constante na realidade brasileira, esta questão não costuma estar intimamente associada à reputação global do país, já que trata-se de um tema frequente em todo o mundo. Mesmo que muitos brasileiros tenham esta sensação, analistas internacionais não pensam o Brasil como um dos lugares mais corruptos do mundo. Este cenário pode mudar, entretanto, e o fato de o mundo dar atenção especial à "queda" do Brasil no ranking sem dúvida pode tornar a associação entre Brasil e corrupção mais forte.

O pior é que a cobertura estrangeira tem destacado que, por conta do que o Brasil vem passando, a queda do país no ranking não foi nenhuma surpresa, dado o noticiário recente sobre o país na mídia estrangeira.

"Apenas alguns meses antes dos jogos Olímpicos de 2016 começarem no Rio, um novo relatório descobre que o Brasil levou o maior tombo no índice anual de percepção de corrupção", destacou a revista norte-americana "Newsweek". "Infelizmente não é uma surpresa. Desde a Copa do Mundo, temos muitas pessoas nas ruas protestando sobre a forma como o dinheiro público está sendo gasto no Brasil", explicou reportagem da agência de notícias Reuters.

"O resultado do Brasil não é surpresa. A corrupção foi um dos principais temas discutidos no Brasil em 2015 e também em 2014. Houve muitos escândalos e a descoberta de redes que desviam recursos públicos", disse à rede BBC Alejandro Salas, diretor para as Américas da Transparência Internacional.

A rede alemã "Deutsche Welle" ressaltou que o escândalo da Petrobras foi uma das causas da queda do Brasil no ranking, e que a situação do Brasil rompe com uma tendência comum na avaliação. Normalmente são os países que entram em conflitos armados que mais caem na avaliação da Transparência Internacional.

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

Imprensa internacional vê Brasil 'desabar' em ranking de corrupção

O site da francesa "Europe 1" diz que o próprio relatório da Transparência "apontou o dedo" para o Brasil, indicando que o país e outras nações em desenvolvimento são os que mais preocupam na luta global contra a corrupção.

"Lidando com muitos assuntos mergulhados em corrupção, o Brasil foi sacudido pelo escândalo da Petrobras, no qual políticos supostamente receberam propina em troca de contratos públicos. Enquanto a economia é esmagada, dezenas de milhares de brasileiros comuns já perderam seus empregos. Eles não tomaram as decisões que levaram ao escândalo. Mas são eles que têm que viver com suas consequências", diz o relatório da Transparência.

O Brasil obteve 38 pontos na escala de zero (extremamente corrupto) a 100 (íntegro). Empatados com o Brasil estão Bósnia, Burkina Faso, Índia, Tunísia e Zâmbia. Assim, o Brasil se situa abaixo da média mundial, de 43 pontos, e também das Américas (40 pontos).

Segundo reportagem da rede BBC, nem tudo é negativo, e a atuação de setores da Justiça brasileira e da Polícia Federal no combate à corrupção, que vem resultando no indiciamento e punição de envolvidos, indica que "coisas estão mudando" no país. A organização afirma que apenas reformas institucionais "sérias" permitirão acabar com a corrupção no Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Dinamarca foi o país considerado menos corrupto, ocupando o primeiro lugar no índice, com 91 pontos. Finlândia e Suécia são, respectivamente, segundo e terceiro, com 90 e 89 pontos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo