Topo

Blog do Brasilianismo

Na UTI, economia brasileira deveria pedir ajuda ao FMI, diz think tank

Daniel Buarque

16/12/2015 14h59

Na UTI, economia brasileira deveria pedir ajuda ao FMI, diz think tank

Na UTI, economia brasileira deveria pedir ajuda ao FMI, diz think tank

Enquanto o Brasil vê sua nota de crédito internacional ser rebaixada pela segunda vez, agora pela agência Fitch, um artigo publicado pelo think tank norte-americano Brookings defende uma opção incômoda e que não traz boas lembranças, mas que poderia ser vista como uma opção para ajudar a recuperar a economia e fazer o país sair da UTI: "Pode ter um gosto amargo, mas só o FMI pode oferecer o remédio de que o Brasil precisa", diz.

O artigo é assinado por Monica de Bolle e Ernesto Talvi e explica que o Brasil precisa de forças para retomar um papel importante no cenário da economia global, e que não tem muitas alternativas para isso. "Se o Brasil quiser reconquistar sua credibilidade rapidamente, vai precisar do apoio da comunidade internacional. O Brasil não tem um equivalente institucional ao Banco Central Europeu para fazer 'o que for preciso' para manter o acesso ao crédito com taxas de juros razoáveis enquanto busca fazer ajustes fiscais e estruturais. O mais perto que o Brasil tem é o Fundo Monetário Internacional, com que ele deveria negociar um programa de ajustes."

Segundo o Instituto Brookings, este programa aumentaria o superávit primário a 2-3% do PIB no médio prazo e ajudaria a contrair os gastos do governo, eliminando as regras de indexação que deixam os gastos do governo muito rígidos.

"O FMI daria ao programa de ajustes o selo de aprovação e ofereceria seus recursos, para o Brasil não tenha que depender do capital internacional por um longo período."

O artigo admite que pedir ajuda ao FMI é algo que carrega um estigma negativo, mas defende que países na situação do Brasil podem ser ajudados por este tipo de medida. "O Brasil ficou sem opções boas – ou mesmo fáceis de implementar. As únicas alternativas a um programa do FMI trariam uma espiral inflacionária."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo