Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Guardian': Desastre 'apocalíptico' de MG poderia ter sido evitado

Daniel Buarque

26/11/2015 10h26

Deu no 'Guardian': Desastre de MG e imagens 'apocalípticas' poderiam ter sido evitados

Deu no 'Guardian': Desastre de MG e imagens 'apocalípticas' poderiam ter sido evitados

Faz três semanas que o mundo todo acompanha diariamente as notícias sobre o que tem sido chamado regularmente de "maior desastre ambiental da história do Brasil". Milhares de textos sobre a catástrofe em Mariana têm sido publicados na mídia estrangeira, buscando entender o impacto da tragédia.

"Imagens apocalípticas de comunidades engolidas pela lama e um rio inundado por rejeitos de mineração chocaram a população que foi afetada pela tragédia", diz o jornal britânico "The Guardian" em uma reportagem publicada nesta semana.

Esta é uma de milhares de reportagens publicadas na mídia internacional sobre o recente colapso de uma barragem de mineração da Samarco no estado de Minas Gerais.

Os textos têm abordado especialmente o impacto ambiental do desastre, bem como causado indignação internacional. Além disso, são comuns notícias sobre como isso afeta a economia e as duas grandes empresas responsáveis, a BHP e a Vale.

Muitos jornais chegaram a noticiar que a ONU criticou o Brasil pela forma como o país está lidando com o problema.

O diferencial do "Guardian" em sua reportagem recente é a busca por explicações detalhadas para o que aconteceu.

"O que causou o rompimento da barragem ainda é desconhecido, mas há indícios de que a catástrofe poderia ter sido evitada, e que resultou de regulamentações de segurança insuficientes na indústria de mineração brasileira. Promotores já alegaram negligência", diz o jornal inglês.

O "Guardian" também critica a resposta brasileira à catástrofe, e diz que a reação do governo foi "caótica".

O posicionamento do jornal ecoa muito do que se tem dito na mídia estrangeira. Além do imenso impacto humano e ambiental, o desastre ocorrido no início do mês em Mariana trouxe à tona os problemas políticos do país. Depois do rompimento das barragens, da morte de pelo menos 12 pessoas, da poluição do Rio Doce, a falta de ação do governo mostrou que o Brasil não tem líder, segundo um artigo publicado pela agência de notícias de economia "Bloomberg".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo