Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil enfraquecido abre espaço para liderança regional da 'nova Argentina'

Daniel Buarque

25/11/2015 10h05

Reportagem publicada pelo jornal

Reportagem publicada pelo jornal "El Observador", de Montevidéu, Macri está agora em posição de liderar o Mercosul.

Cercado por crises econômicas e políticas em seus vizinhos, o Uruguai vê na vitória de Mauricio Macri para se tornar o novo presidente da Argentina e na instabilidade do Brasil um movimento de mudança na liderança da região. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal "El Observador", de Montevidéu, Macri está agora em posição de liderar o Mercosul.

A publicação explica que a mudança de governo da Argentina representa um rompimento com o domínio da ideologia de esquerda que domina no bloco econômico (por conta do próprio Uruguai, do Brasil e da Venezuela), e que agora Paraguai e Argentina podem ditar o novo rumo da economia regional.

Macri, diz, "chegou ao poder legitimado pelas urnas em um momento em que o Brasil – o líder natural- está debilitado; a presidente Dilma Rousseff está paralisada por casos de corrupção, e seu respaldo popular caiu a 9%, o que a deixa sem força para se colocar à frente do bloco".

Sem falar em assumir liderança regional, o jornal argentino "Clarín" também tratou da mudança de perfil das relações do país com o Brasil a partir da eleição. Segundo a publicação, a vitória de Macri vai representar o rompimento das relações com a Venezuela e uma maior proximidade em relação a Brasil e Chile.

Tanto que Macri já acertou que o Brasil será seu primeiro destino internacional, buscando aprofundar a parceria entre os dois países.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo