Topo

Blog do Brasilianismo

Desastre em Mariana revela que o Brasil não tem líder, diz 'Bloomberg'

Daniel Buarque

16/11/2015 09h44

Desastre em Mariana revela que o Brasil não tem líder, diz 'Bloomberg'

Desastre em Mariana revela que o Brasil não tem líder, diz 'Bloomberg'

Além do imenso impacto humano e ambiental, o desastre ocorrido no início do mês em Mariana, em Minas Gerais, trouxe à tona os problemas políticos do país. Depois do rompimento das barragens, da morte de nove pessoas, da poluição do Rio Doce, a falta de ação do governo mostrou que o Brasil não tem líder, segundo um artigo publicado pela agência de notícias de economia "Bloomberg".

"Sabemos o que deu errado depois do desastre. A resposta do governo federal ao fiasco, ou a falta de resposta, é um caso de estudo sobre o que não fazer. Por dias, enquanto equipes de resgate buscavam sobreviventes, as autoridades do governo do Brasil não disseram quase nada", diz o texto do colunista Mac Margolis.

Segundo o artigo, Dilma não pode mostrar aos brasileiros a saída para as crises atuais, se ela se prefere se esconder.

"Dilma não é pessoalmente responsável pela tragédia nem se espera que ela investigue o caso. Ao contrário, ela deveria fazer o que autoridades eleitas podem: pressionar por explicações, cobrar responsabilidade de políticos locais e começar um debate nacional sobre o que é preciso para prevenir futuros acidentes e minimizar os danos de lapsos inevitáveis."

O mundo todo tem recebido notícias diárias sobre o desastre ocorrido em Minas Gerais. Mais de mil reportagens podem ser lidas em diferentes idiomas em publicações de todo o planeta. E o tom em geral é focado no enorme desastre ambiental causado pelo rompimento, bem como a busca de responsabilidades pelo incidente e o impacto econômico dessa tragédia. Com o passar do tempo, começam a aparecer também análises mais aprofundadas sobre o caso e seus efeitos no país.

Colunista da "Bloomberg", Margolis tem escrito textos muito críticos ao governo Dilma. Em um artigo recente, ele não citou diretamente o impeachment, mas chegou a recomendar ao país o modelo paraguaio para sair da crise. Trata-se de uma referência à reestruturação do governo do país após a retirada de Fernando Lugo da Presidência, em 2012.

O artigo sobre a tragédia em Minas compara a falta de reação do governo Dilma com a explosão de uma plataforma de petróleo no México em 2010. Segundo Margolis, o Brasil deveria ter seguido o exemplo do ex-presidente chileno Sebastian Piñera, que teve atuação marcante durante a crise dos 33 mineiros presos por 69 em uma mina no país.

Piñera transformou o desastre em uma oportunidade política, diz, enquanto Dilma parece querer fazer o oposto, e se esconder de notícias ruins.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo