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Em meio a crise, Brasil mantém a marca-país mais valiosa da América Latina

Daniel Buarque

11/11/2015 08h19

Relatório da Future Brand sobre as marcas-país mais valiosas da região

Relatório da FutureBrand sobre as marcas-país mais valiosas da região

Com uma imagem ainda fortemente marcada por estereótipos como futebol, samba, praia e café, o Brasil lidera o ranking de marca-país mais fortes da América Latina.

A avaliação considera que, mesmo com as atuais crises econômica e política, e depois de uma série de notícias negativas sobre violência, a imagem do Brasil ainda é a mais valiosa da região.

Ranking dos países com marca mais fortes da região

Ranking dos países com marca mais fortes da região

A informação faz parte do Latin American Country Brand Report, relatório da FutureBrand, que mede a percepção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas e analisa a força das marcas desses países.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas de várias partes do mundo para chegar a esta conclusão.

Ao lado do pioneiro Nation Brands Index (NBI), da empresa GFK em parceria com o consultor Simon Anholt (que criou o termo 'nation branding'), a FutureBrand é uma das maiores empresas de pesquisa deste tipo no mundo. O dado é uma importantíssima medida sobre a reputação dos países no resto do mundo e a forma como se comportam suas imagens.

Enquanto lidera a lista de melhores imagens na América Latina, o Brasil normalmente fica longe do topo em uma avaliação das reputações em todo o planeta. No resto do mundo, o NBI costuma colocar o Brasil em torno da 20ª colocação em um ranking global de marcas de nações do mundo.

Apesar do momento de instabilidade vivido pelo Brasil, o estudo diz que "crises internas não são exportadas". E explica: "Notícias negativas e a piora que alguns países da região estão experimentando em termos de segurança, política e economia não têm um impacto significativo na percepção externa".

Segundo o relatório da FutureBrand, "O Brasil é o líder indiscutível", o que foi registrado pelo segundo ano consecutivo. A marca Brasil foi considerada a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, o México, o Chile e o Peru.

O Brasil foi considerado o país com imagem mais forte em termos de sistemas de valor, potencial para negócios, cultura, turismo e indústria. O único item em que o país perdeu a liderança foi em relação a "qualidade de vida", em que foi ultrapassado pela Argentina.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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