Topo

Blog do Brasilianismo

Sem mencionar impeachment, 'Bloomberg' sugere modelo paraguaio ao Brasil

Daniel Buarque

10/11/2015 13h46

Sem mencionar impeachment, 'Bloomberg' sugere ao Brasil seguir modelo do Paraguai

Sem mencionar impeachment, 'Bloomberg' sugere ao Brasil seguir modelo do Paraguai

Enquanto o Brasil sofre com a pior recessão em décadas e passa por uma grave crise política, um exemplo de modelo a ser seguido para tornar a economia do país mais vibrante pode estar em um vizinho muitas vezes ignorado pela elite política nacional. Segundo um artigo publicado pela agência de notícias de economia "Bloomberg", o Paraguai pode ensinar ao Brasil os caminhos para a retomada.

"Vantagens capitalistas, baixos custos e um novo entusiasmo pela democracia baseada em regras têm convertido este pedaço dos trópicos que compõe apenas 0,05% da economia global em uma das economias de mais rápido crescimento e de maior facilidade para fazer negócios na América Latina", diz o texto assinado pelo correspondente Mac Margolis.

O texto alega ainda que o Fundo Monetário Internacional espera que a economia do Paraguai cresça 3,8% no próximo ano, enquanto o Brasil deve ter o segundo ano seguido de recessão.

O modelo do Paraguai, segundo a análise, significa abrir mais o mercado brasileiro e diminuir as barreiras para investidores e negócios internacionais. "O Brasil faria bem em seguir o modelo de crescimento do vizinho", diz.

A "Bloomberg" ressalta que os problemas políticos que levaram à derrubada do presidente Fernando Lugo em 2012 atrapalharam a economia do Paraguai, mas diz que a ascensão de um magnata do tabaco ao poder em 2013 transformou o país em uma "democracia estável" com grande potencial de crescimento, diz.

A análise não se debruça sobre os processos políticos que levaram a essa mudança no governo, entretanto. Para analistas internacionais, a derrubada de Lugo pode ser interpretada como um "golpe branco", em um processo que tem semelhanças com a atual pressão para o impeachment de Dilma Rousseff. Com foco puramente econômico e sem tratar diretamente de política do Brasil, a "Bloomberg" parece sugerir um caminho semelhante para o país como alternativa para que o Brasil volte a ter crescimento econômico.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo