Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Economist': Crise atrapalha abertura do Brasil a refugiados

Daniel Buarque

09/10/2015 10h27

Reportagem da 'Economist' diz que Brasil se oferece para receber refugiados, mas crise afeta capacidade de conseguir emprego

Reportagem da 'Economist' diz que Brasil se oferece para receber refugiados, mas crise afeta capacidade de conseguir emprego

O Brasil já foi chamado de "Eldorado" para abrigar refugiados em meio à onda global de migrações que causa crises em vários países, especialmente na Europa. Nas últimas semanas, dezenas de veículos de comunicação internacionais noticiaram a disposição do governo para receber ainda mais refugiados vindos especialmente da Síria. O país conseguiu se colocar como um dos poucos membros da comunidade internacional realmente dispostos a ajudar a solucionar o problema.

Só que nem tudo é positivo nesse envolvimento do Brasil no problema dos refugiados, segundo a revista "The Economist". "Os problemas vêm depois", diz uma reportagem publicada nesta semana.

"A maioria dos refugiados prefere trabalhar a receber doações. Mas com a expectativa de encolhimento de 3% da economia neste ano, trabalho é cada vez mais difícil de achar", explica.

Por conta da crise econômica e do aumento do desemprego, diz a "Economist", mesmo que o Brasil esteja disposto a receber refugiados, é provável que o país não se torne o local mais atraente. "Até que a economia volte a crescer, é difícil o Brasil se tornar um destino popular", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo