Topo

Blog do Brasilianismo

Mercado internacional 'exagerou' no pessimismo sobre Brasil, diz Bloomberg

Daniel Buarque

08/10/2015 10h29

Gráficos e notícias da análise de risco do Brasil, na 'Bloomberg'

Gráficos e notícias da análise de risco do Brasil, na 'Bloomberg'

Uma análise da situação política e econômica do Brasil publicada pela rede global de economia "Bloomberg" sugere que o pessimismo e a reação negativa do mercado internacional aos problemas do país e à perda do grau de investimento foram exagerados.

Texto da análise publicada pela 'Bloomberg' indicando que o mercado exagerou no pessimismo em relação ao Brasil

Texto da análise publicada pela 'Bloomberg' indicando que o mercado exagerou no pessimismo em relação ao Brasil

A avaliação dos especialistas de mercado da "Bloomberg" inclui um cálculo que indica que a probabilidade de o Brasil dar calote em suas dívidas no próximo ano é de 0,07%, "uma das mais baixas na região", diz.

"O mercado não parece estar levando em consideração vários fatores importantes que determinam o risco do Brasil não pagar as dívidas", argumenta. A análise cita que a dívida externa a ser paga nos próximos 12 meses é bem menor (em relação ao PIB) de que a do Chile e a do México; diz que as reservas em moeda internacional do Brasil são maiores de que desses outros dois países e indica até que o risco político do Brasil é menor de que o do México, do Peru e da Colômbia – tudo isso, apesar da crise vivida no país.

A "Bloomberg" é uma das principais fontes de informação sobre economia brasileira usada por investidores internacionais, e tem publicado dezenas de artigos e reportagens sobre a crise no país. Esta avaliação independente mostra que a imagem da economia brasileira no resto do mundo pode estar mais afetada de que os problemas reais pelos quais o país passa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo