Topo

Blog do Brasilianismo

O fim do governo Dilma está próximo, diz cientista política da Venezuela

Daniel Buarque

06/10/2015 10h45

Análise publicada no 'PanAm Post' argumenta que impeachment de Dilma é inevitável

Análise publicada no 'PanAm Post' argumenta que impeachment de Dilma é inevitável

O impeachment da presidente Dilma Rousseff é "inevitável", mesmo que as medidas de austeridade econômica consigam segurar o governo temporariamente, segundo uma análise da cientista política María Teresa Romero, da Universidade Central da Venezuela.

O texto, publicado em inglês no site de política internacional "PanAm Post", defende que "tudo indica que é provável que a presidente Dilma não chegue ao fim do seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2019".

Romero argumenta que a crise política e econômica, tem empurrado o país para uma forte recessão, e registrado aumento do desemprego. Isso tudo, juntamente com a baixa popularidade do governo, faz com que seja possível prever mudanças na política do país.

"A ideia de impeachment da presidente está sendo abertamente discutida no Congresso", explica. "O sentimento dos brasileiros de que Dilma é incapaz de guiar o país de volta à rota do crescimento econômico e da estabilidade política é outro indicador de que seu reinado está perto do fim".

Análises internacionais mudaram de tom nas últimas semanas, passando a ver como possível a possibilidade de o governo Dilma ter seu fim antecipado. A maior parte das publicações no exterior vinha se colocando contra qualquer possibilidade de impeachment, e até agora ainda é raro ler textos de apoio a este movimento, mas as avaliações de que ele é possível se tornaram frequentes. Recentemente, a revista "The Economist" chegou a dizer que não se pode argumentar que o impeachment é o mesmo que um golpe contra o governo.

O "PanAm Post" é um site de análises de política das Américas, com publicação da textos e comentários "em defesa da liberdade". A publicação não chega a ser uma das mais relevantes no debate político internacional, e não tem a mesma importância de outros centros de pesquisa e 'think tanks' estrangeiros, mas ainda assim é uma fonte de textos interessantes para pensar a imagem internacional do Brasil. A maior parte dos textos relacionados ao país tem uma postura política contrária ao governo do PT. Jornalista com doutorado em política internacional, Romero escreve regularmente em jornais da Venezuela, e tem uma postura fortemente crítica à onda de governos de esquerda na América Latina. Entre seus textos, são comuns os comentários contrários ao governo de Caracas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo