Topo

Blog do Brasilianismo

Violência, racismo, corrupção e crise resumem o Brasil, segundo think tank

Daniel Buarque

30/09/2015 14h07

Violência, racismo, corrupção e crise resumem imagem do Brasil, diz revista de diplomacia

Violência, racismo, corrupção e crise resumem imagem do Brasil, diz revista de diplomacia

Um dos retratos mais críticos da imagem internacional do Brasil nos últimos anos foi publicado neste mês pela revista digital de relações internacionais "Foreign Policy in Focus".

Em um texto que questiona "o que aconteceu" com o país, a publicação diz que "o maior país da América Latina parecia em ascensão. Agora está marcado pela violência generalizada, por racismo estrutural, corrupção endêmica e choques econômicos externos", diz.

Depois de tratar do avanço político e econômico do país nos 15 anos entre o Plano Real e a virada da segunda década do século XXI, a publicação reúne algumas das notícias mais recentes sobre o país na imprensa internacional para abordar as questões de segurança, corrupção e racismo, assim como a crise econômica. O resultado é um perfil nada elogioso.

O texto fala sobre o mapa global da violência, que indica que o Brasil tem algumas das cidades mais violentas do mundo. Fala ainda sobre notícias sobre brutalidade policial e a negação do racismo, que é apontado como um grave problema no país. A revista também aborda os escândalos de corrupção na Petrobras.

Após uma série de críticas, algumas ressalvas: "Não é tarde demais, é claro, para o Brasil fazer uma grande correção em sua direção", diz. "Felizmente, na vida e no esporte, países conseguem ter uma segunda chance. O Brasil tem os ingredientes certos para ter uma performance de classe mundial", complementa.

A "Foreign Policy in Focus" é um projeto do Institute for Policy Studies (IPS), um "think tank" multidisciplinar e de orientação progressista de Washington, DC. Com participação de mais de 600 pesquisadores, a publicação diz buscar a promoção da democracia e da responsabilidade dos EUA nas relações globais. O texto é assinado pelo pesquisador John Feffer, do IPS, diretor da publicação.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo