Topo

Blog do Brasilianismo

Imprensa inglesa noticia 'massacre' e 'genocídio' de indígenas no Brasil

Daniel Buarque

22/09/2015 10h11

Reportagem do 'Telegraph' denuncia massacre de indígenas no Brasil

Reportagem do 'Telegraph' denuncia massacre de indígenas no Brasil

Os principais veículos de imprensa do Reino Unido publicaram ao longo dos últimos dias reportagens sobre o ataque contra povos indígenas no Brasil. A rede BBC, o "Telegraph", o "Daily Mail" escreveram sobre o tema, destacando a "batalha" pelo território protegido que está sendo constantemente invadido no país.

A rede BBC usou o termo "genocídio" para tratar do tema. "Genocídio é uma acusação emotiva e poderosa contra qualquer pessoa, mas é exatamente o que alguns líderes indígenas dizem que está acontecendo a seus povos por causa da ignorância do governo, senão sua cumplicidade", diz.

"Após décadas de crises, os Guarani, que têm uma taxa de suicídio 34 vezes mais alta de que a média do Brasil, estão perdendo a batalha contra rancheiros impiedosos pelas terras dos seus ancestrais", publicou o "Telegraph".

"Existem cerca de 51 mil guaranis no Brasil. Sua terra está sendo destruída por décadas e está tomada por ranchos com criação de gado e produção de cana-de-açúcar e milho", complementa.

tabloide "Daily Mail" usou dados do mesmo estudo da Survival International, e publicou uma série de fotos bem fortes sobre a violência contra os povos indígenas.

Os jornais ingleses há décadas parecem ser os veículos internacionais mais interessados em temas relacionados a povos indígenas e temas da Amazônia. Há um certo fascínio em ver notícias sobre povos que vivem isolados e sem contato com o resto do mundo. É comum ver notícas e vídeos sobre o tema na mídia britânica, e isso se comprova pelo trabalho do ex-jogador David Beckham, que participou do documentário "Into the Unknown" na região da floresta, assim como o comediante Michael Palin, que dedica uma grande parte do seu livro "Brazil" a uma visita a povos indígenas da Amazônia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo