Topo

Blog do Brasilianismo

Em meio a 'desastre' econômico, estrangeiros veem oportunidades no Brasil

Daniel Buarque

21/09/2015 11h52

Situação do Brasil é um 'desastre', diz título da 'Business Insider'

Situação do Brasil é um 'desastre', diz título da 'Business Insider'

A revista de economia "Business Insider" resumiu bem a (talvez exagerada) opinião internacional a respeito da atual situação do Brasil: Não dá para escapar, o país vive um "desastre".

Tem sido comum o uso de termos assim por publicações estrangeiras.

O "Financial Times" chamou o país de "doente terminal" em um editorial.

A "Economist" chamou o orçamento de país de "calamidade" e se juntou a vários outros jornais que usaram o termo pejorativo "junk", equivalente a "lixo" ou "sem valor", para o país após o rebaixamento, a perda do grau de investimento da Standard & Poor's.

A "Forbes" disse que o país vai se tornar a Grécia da América Latina.

O argentino "La Nación" disse que o país enfrenta uma "crise total".

Em meio a este imenso pessimismo, entretanto, há analistas internacionais vendo oportunidades de investimento no Brasil atual.

'Investment Week' indica oportunidades de investimento no Brasil, mesmo com a crise

'Investment Week' indica oportunidades de investimento no Brasil, mesmo com a crise

Depois de o "New York Times" encabeçar uma opinião de que a crise atual vai trazer pontos positivos pelo lado político, com maior transparência e a consolidação da força de instituições que combatem a corrupção e buscam maior transparência, agora há publicações falando que pode haver efeitos positivos mesmo na economia.

A publicação inglesa "Investment Week" publicou um longo texto sobre a atual situação do país, falando sobre os problemas da economia e o rebaixamento pela S&P. Apesar da confusão, diz, ainda se pode dizer que o Brasil oferece potencial de bons retornos.

Outro portal de investidores internacionais, o "Think Advisor" foi mais direto em sua indicação. Apesar da crise, da perda do grau de investimento e da desvalorização do real, o país vai se beneficiar da necessidade global de alimentos, se consolidando como um dos maiores exportadores do planeta. Além de haver uma forte demanda internacional e grande capacidade de produção no país, "o Brasil parece estar chegando ao fundo do poço, então pode ser uma boa oportunidade" para investir, diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo