Topo

Blog do Brasilianismo

'Calamidade': orçamento com déficit é um grave erro, diz 'Economist'

Daniel Buarque

02/09/2015 12h43

'Economist' diz que aprovar orçamento com déficit é uma 'calamidade'

'Economist' diz que aprovar orçamento com déficit é uma 'calamidade'

O Orçamento do governo brasileiro para 2016 é uma "calamidade", segundo uma reportagem publicada pela revista "The Economist".

A decisão de prever um déficit nas contas públicas no próximo ano, em vez de cortar gastos, é vista como um "grave erro" pela revista, já que assume um enorme risco para as contas do país e envia ao resto do mundo uma mensagem muito negativa a respeito da capacidade do país de controlar sua economia.

"De face com a perspectiva de ver as finanças públicas saírem do controle, legisladores brasileiros enfiaram a cabeça na areia", diz a revista.

A "Economist" diz que o tripé da estabilidade da economia (câmbio, meta de inflação e superávit primário) está ameaçado, e que isso pode criar problemas e longo prazo para o país.

Segundo a revista, Dilma "não é a única culpada" pelo atual risco da economia brasileira. O Congresso que pensa apenas no curto prazo e a oposição que pensa apenas no impeachment também têm responsabilidade.

"A não ser que o impasse seja resolvido rapidamente, a confiança de empresas e dos consumidores vai cair ainda mais, e investidores estrangeiros vão sair do país. O Brasil vai se encaminhar para uma depressão de muitos anos, e para o rebaixamento de agências de risco", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo