Topo

Blog do Brasilianismo

Revista 'Science': Crise econômica afeta pesquisas científicas do Brasil

Daniel Buarque

01/09/2015 07h12

Artigo da revista 'Science' fala sobre crise econômica e efeitos sobre pesquisas do Brasil

Artigo da revista 'Science' fala sobre crise econômica e efeitos sobre pesquisas do Brasil

A crise econômica chegou à produção científica do Brasil, segundo um artigo publicado pela prestigiosa revista "Science" na semana passada.

Em meio a uma economia declinante, o governo cortou gastos, e não poupou os pesquisadores, explica a revista. "Cientistas brasileiros estão enfrentando um dos piores climas de financiamento do país em décadas", diz.

As notícias sobre a crise econômica do Brasil e sobre as instabilidades políticas já se tornaram cotidianas, e tem sido comum ver veículos que cobrem temas específicos tratarem sobre como a recessão afeta o país além da economia.

"O governo da presidente Dilma Rousseff cortou 25% do orçamento previsto para o Ministério da Ciência em 25%, e cortou 9% do orçamento do Ministério da Educação, que tem um papel importante no financiamento de estudantes", explica a "Science".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo