Brasilianismo

Polícia evidencia ‘apartheid simbólico’ no Brasil, diz mídia estrangeira

Daniel Buarque

Reportagem do 'Independent' critica 'apartheid simbólico' no Brasil

Reportagem do 'Independent' critica 'apartheid simbólico' no Brasil

O racismo escondido da sociedade brasileira foi destacado em uma dezena de reportagens na mídia internacional ao longo dos últimos dias. A notícia de que mais de uma centena de adolescentes cariocas foram recolhidos pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sem nenhum motivo aparente, a caminho das praias da zona sul da cidade gerou reação da mídia em diferentes países atacando a discriminação.

Segundo o jornal britânico &񗝌The Independent'', o caso demonstra que o Brasil vive um &񗝌apartheid simbólico''.

&񗝌Enquanto a cidade [do Rio de Janeiro] se prepara para receber a Olimpíada no próximo ano, trazendo muitos visitantes, a polícia tem realizado buscas em ônibus com jovens a caminho da praia, e alguns são levados a abrigos até serem buscados pela família, mesmo que não tenham cometido nenhuma ofensa'', diz o jornal.

A notícia foi publicada com tom crítico em pelo menos uma dezena de veículos de diferentes partes do mundo.

O Italiano &񗝌La Presse'' destacou que a ação &񗝌preventiva'' prendeu apenas jovens pobres e negros, o que não teria nenhuma base legal.

O site &񗝌RPP'', citando a agência internacional Efe, alegou que a ação demonstra uma tentativa de segregação de grandes cidades do Brasil, com exclusão dos mais pobres a fim de proteger os setores mais ricos da sociedade.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil