Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil é tão religioso que ateus acreditam em espíritos, diz pesquisador

Daniel Buarque

12/08/2015 07h36

Enquanto o debate político acirra uma discussão sobre a influência de religiões na esfera pública e se intensificam os pedidos pelo respeito ao Estado laico, um pesquisador americano da Universidade do Texas aponta a forte presença de religiões na própria cultura brasileira. Um dos pontos mais surpreendentes desse perfil brasileiro, diz, é a mistura de diferentes religiões e o fato de que até ateus acreditam em espíritos.

"Os brasileiros se veem como uma mistura cultural, e isso se reflete na religião", disse Michael Amoruso, que esteve no Brasil pesquisando temas relacionados à religião e ao sincretismo para seu doutorado, em entrevista ao blog Brasilianismo.

"Comparando o Brasil com os EUA, há uma grande força de sincretismo. Há uma fluidez e movimento entre diferentes religiões. Os brasileiros aceitam naturalmente que uma mesma pessoa vá a uma missa católica, a uma sessão espírita e a um terreiro de umbanda. Isso não acontece em outros países como nos EUA", explicou.

Segundo Amoruso, o sincretismo se encaixa bem no mito tradicional da mistura dass três raças do Brasil. "Ninguém vai negar que três grupos de pessoas estão presentes no Brasil, e sempre que entrevisto as pessoas sobre sincretismo, elas sempre dizem que é um traço histórico no Brasil, isso se enquadra na ideologia do mito das três raças. Isso foi tao repetido que isso autoriza esse movimento entre as religiões", disse.

"No Brasil a religião está por toda parte de uma forma que não está nos EUA. Há horóscopos no metrô, há ateus que acreditam em espíritos, e isso não faz o menor sentido para quem vê de fora. É dificil pensar uma separação entre Igreja e estado quando a religião está tão entranhada na cultura", avaliou.

Um efeito disso, ele explica, é que a religião sempre vai estar mais presente na vida no Brasil. "O Brasil nunca vai ser laico como a Europa ou os Estados Unidos"

"Mesmo que haja religiões nos EUA ou na França, e elas tenham muita força, esses países são mais laicos. A laicidade é uma formulação de protestantes, que gostam de separar a religião do espaço secular. no Brasil parece impossível. É só olhar que os feriados são religiosos, a Igreja Católica ainda está costurada na vida cotidiana, mesmo que igrejas evangélicas estejam crescendo, assim como o número de ateus e de pessoas que não são religiosas."

Apesar de ser um diagnóstico negativo para quem defende a ausência de influência da religião na política, Amoruso explica que isso não é necessariamente um problema e pode até revelar uma grande tolerância dos brasileiros. "Contanto que o Estado não endosse ou condene nenhuma prática religiosa, não há um problema na presença da religião na política", disse. "O sincretismo como uma ideologia pode ser bom para o país, pois tende a ser uma cultura mais ecumênica, mais tolerante."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo