Topo

Blog do Brasilianismo

Woody Allen: 'Não sei muito sobre o Brasil'

Daniel Buarque

04/08/2015 13h37

woody

O cineasta norte-americano Woody Allen falou rapidamente sobre sua visão do Brasil em uma entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta semana. Ele admitiu conhecer pouco em relação ao país e falou sobre a associação do Brasil com o café e o exotismo, dois dos mais fortes estereótipos relacionados ao país no resto do mundo desde meados do século passado.

Leia a ótima entrevista completa na Folha

"Não sei muito sobre o Brasil além do que aprendemos na escola, que vocês fazem um bom café (risos). Então, eu precisaria ir para o Brasil e aprender mais sobre o país, conhecer o Rio de Janeiro para ver como a cidade funciona. Mas não pensaria duas vezes em ir para o Brasil, é um país que você cresce ouvindo de forma exótica e romântica e parece incrível, mas não faço ideia de como começar um filme em um lugar sem conhecê-lo. Se faço um longa em Londres, sei onde estão os restaurantes, os parques e conheço as ruas. Mas, no caso do Brasil, não tenho certeza do que fazer. Preciso passar uma semana no Rio para encontrar a sensibilidade da cidade."

O comentário foi uma resposta a uma pergunta sobre seu possível plano de fazer um filme no Brasil. Em entrevista ao UOL em 2012, Allen dizia que considerava seriamente a ideia de filmar no país: "Há tempos estou considerando seriamente uma proposta que me foi feita por pessoas no Brasil. A questão, para mim, é achar a história certa para cada país, e ainda não achei a história certa para o Brasil. Cada país exige histórias com características proprias, um filme que eu faça na Suécia, por exemplo, tem que ter uma história muito diferente do que um que se passa no Brasil. Para mim, o Brasil exige uma ideia muitissimo glamourosa, romântica. Quando isso estiver resolvido será um enorme prazer filmar no Brasil".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo