Topo

Blog do Brasilianismo

Impeachment enfraqueceria a democracia brasileira, diz 'think tank' dos EUA

Daniel Buarque

31/07/2015 10h15

Análise do 'think tank' Council on Foreign Relations critica hipótese de impeachment de Dilma

Análise do 'think tank' Council on Foreign Relations critica hipótese de impeachment de Dilma

Enquanto no Brasil continua havendo discussões sobre a possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff, analistas internacionais continuam a criticar a crise política e a indicar efeitos negativos advindos de um possível impedimento da presidente. O impeachment já foi tratado como "golpe" até mesmo por veículos de comunicação de direita dos EUA, como a rede FOX, e agora ganhou críticas em um dos centros de estudos de política internacional mais influentes do mundo, um que também tem uma visão conservadora de política e economia.

O 'think tank' norte-americano Council on Foreign Relations (CFR) publicou nesta semana um artigo criticando o debate sobre impeachment. Para o CFR, não existem até agora motivos legais que justifiquem o impeachment, e derrubar Dilma sem haver provas concretas de crime resultaria em um enfraquecimento da democracia brasileira.

"O impeachment de Dilma poderia criar um precedente preocupante. Este não seria o primeiro impeachment da democracia brasileira", diz, relatando a retirada de Collor do governo nos anos 1990. "Mais um impeachment, particularmente um levado adiante por razões políticas e de popularidade (no lugar de questões legais), enfraqueceria a democracia brasileira de 30 anos", defende.

O texto é assinado por Shannon K. O'Neil, analista sênior de América Latina do CFR, especializada em questões relacionadas à democracia na região. O'Neill atua há muitos anos no "think tank", e já analisou diferentes fases da política brasileira, conhecendo bem a realidade do país.

O texto do CFR tem relavância especialmente por não ser um veículo de imprensa, mas um "think tank", uma consultoria em relações internacionais. Além disso, é um grupo de estudos tradicionalmente voltado aos interesses dos Estados Unidos, sem nenhuma relação com o governo ou setores que teriam interesse em defender Dilma.

A defesa do CFR pode, entretanto, ser interpretada como um reflexo da reaproximação de Dilma com o governo norte-americano, indicando interesse dos EUA em mantê-la no poder.

Ainda assim, o posicionamento do CFR reforça uma opinião internacional de que o Brasil precisa resolver seus problemas políticos sem rupturas radicais com as instituições. A crise existe e está criando problemas para o país, mas, como dito antes, o impeachment costuma ser visto no resto do mundo como uma subversão das "regras do jogo", o que faz com que o país perca credibilidade enquanto nação democrática relevante.

Promovido como um "think tank" independente, o CFR é financiado por doações de instituições anônimas e não tem ligação oficial com o governo americano, mas é uma das principais fontes de informações a respeito da visão norte-americana sobre o resto do mundo, servindo ao mesmo tempo de base de estudos para informar o governo dos Estados Unidos e como porta-voz extra-oficial deste governo. O Council foi fundado em 1921 para servir de fonte de análises políticas e econômicas a respeito do mundo e das relações internacionais.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo