Topo

Blog do Brasilianismo

Crescimento do turismo sexual no Brasil vira notícia internacional

Daniel Buarque

29/06/2015 09h37

Reportagem sobre turismo sexual no Brasil, no Yahoo em inglês

Reportagem sobre turismo sexual no Brasil, no Yahoo em inglês

A sensualidade das mulheres brasileiras costuma aparecer com frequência nas listas dos principais estereótipos relacionados ao país no resto do mundo. Mesmo que muitos vejam isso com um olhar "simpático" em relação ao Brasil, uma reportagem da rede de notícias France Presse divulgada desde o fim de semana em veículos de imprensa em inglês, francês e espanhol destaca o problema do crescimento do turismo sexual no país, que é fortemente ligado a este clichê a respeito do país.

Versão em espanhol da reportagem da AFP sobre crescimento do turismo sexual no Brasil

Versão em espanhol da reportagem da AFP sobre crescimento do turismo sexual no Brasil

"Mais de 3 mil sites vendem turismo sexual no Brasil", diz a reportagem, mencionando um estudo divulgado no país pelo jornal "O Globo". "A situação piorou com grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014", diz.

À medida que o Brasil ganha mais destaque no resto do mundo, cresce a visibilidade do estereótipo da sensualidade, que acaba impulsionando, ainda que indiretamente, o turismo sexual. Segundo a reportagem, 3.350 novos sites em diferentes idiomas promovem o turismo sexual no país, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e Fortaleza.

Por mais que seja importante dar atenção ao problema do turismo sexual, a reportagem da agência internacional parece perder uma oportunidade de ressaltar para leitores internacionais o lado mais negativo deste tipo de turismo, e o fato de que o país tenta quebrar este tipo de atividade. O texto até menciona que o governo fechou muitos dos sites com este tipo de promoção, mas não deixa clara a tentativa de mudar a mentalidade de estrangeiros que viajam para o Brasil com este objetivo.

Ao focar apenas nos números (ainda que assustadores) faltou deixar claro para os estrangeiros que, mesmo que o Brasil esteja interessado em aumentar o fluxo de turistas de todo o mundo, o turismo sexual é algo que precisa ser combatido com seriedade.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo