Topo

Blog do Brasilianismo

Em crise, Brasil se torna mais atraente para turistas estrangeiros

Daniel Buarque

15/06/2015 09h33

Chamada do 'Daily Mail' para reportagem sobre turismo no Brasil

Chamada do 'Daily Mail' para reportagem sobre turismo no Brasil

As principais publicações voltadas ao turismo na imprensa internacional eram unânimes, dois anos atrás, em incluir o Brasil em todas as listas de lugares a serem visitados em 2014. O país ia receber a Copa do Mundo e prometia fazer a maior festa da história. Todos ressaltavam, entretanto, alguns problemas para o turista: preços altos, câmbio do real sobrevalorizado, superlotação das cidades, infraestrutura incompleta… Seria um tanto caótico e caro, mas seria uma boa hora para visitar o país.

E então a Copa passou, foi uma grande festa, o caos foi menor que o esperado, e o Brasil entrou em crise às vésperas da Olimpíada. Agora, dizem algumas publicações estrangeiras, é que realmente chegou a melhor hora para visitar o Brasil.

"Apesar da saída desastrosa do Brasil na Copa do Mundo no ano passado (eles perderam de 7 a 1 para a Alemanha na semi-final), os brasileiros estão em alta", diz uma reportagem publicada no tabloide britânico "The Daily Mail".

Uma viagem ao Brasil agora sai mais barata, por conta da mudança do câmbio, que desvalorizou o real. A viagem é mais fácil porque os lugares não estão mais lotados. Apesar da inflação, a demanda de serviços aos turistas é menor, o que torna os preços ainda mais atraentes. Além disso, parte (ainda que pequena) da infraestrutura da Copa ficou pronta, e muito do preparo para receber o turista fica como legado positivo, o que tornou mais fácil a circulação pelo país.

Em um longo texto, o jornal recomenda o atual período como sendo o melhor para visitar o país. Mais barato, mais vazio, mais bem estruturado, diz, o Brasil ainda oferece grandes festas e uma ótima experiência. A crise serviu para tornar o país mais atraente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo