Topo

Blog do Brasilianismo

Sucesso da novela 'Os Dez Mandamentos' é destaque na mídia internacional

Daniel Buarque

29/05/2015 18h17

Reportagem da Associated Press sobre novelas no Brasil, republicada no jornal inglês

Reportagem da Associated Press sobre novelas no Brasil, republicada no jornal inglês "The Guardian"

A disputa pela audiência de novelas brasileiras chegou à mídia internacional. Uma reportagem da agência de notícias Associated Press foi divulgada por dezenas de veículos de comunicação em inglês e em espanhol nesta sexta-feira (29) destacando o sucesso de "Os Dez Mandamentos", da Record.

Reportagens sobre novelas brasileiras são comuns especialmente na imprensa latina, já que muitos países reproduzem versões dubladas de produções brasileiras. Nos últimos anos, por exemplo, "Avenida Brasil" ganhou muito destaque na Argentina e em outros países vizinhos. O interessante da reportagem atual é que ela foi divulgada mais amplamente e fala sobre o mercado interno das novelas e sobre o quanto elas são importantes no país.

"O dramalhão faz das novelas brasileiras uma instituição nacional tão forte quanto o futebol e o carnaval", diz a reportagem da AP. "Entretanto, no caso atual, os atores não estão interpretando ricos sofisticados com vidas sexuais complicadas, mas personagens do Velho Testamento."

Segundo a AP, a novela está tomando conta do Brasil e "ajudou a alavancar a Rede Record, cujo dono é o fundador da principal igreja pentecostal do Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus, a uma disputa com o canal líder, Globo, que por décadas dominou as novelas do país."

A AP ressalta que no meio da disputa pela audiência há uma separação social marcada por posições religiosas mais conservadoras e outras mais socialmente liberais. Segundo a reportagem, a audiência de "Os Dez Mandamentos" é formada especialmente pela comunidade evangélica que soma um quinto da população do país.

"Apesar de ter uma reputação internacional de um país sexualmente livre e amigável para os gays, o Brasil tem muita gente que vê a homossexualidade como imoral", diz, citando polêmicas que afetaram a audiência da novela global.

Enquanto a Record emplaca o sucesso da sua novela, a Globo vê a sua produção "Babilônia" ser atacada pelos críticos, diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo