Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'LA Times': Prosperidade não diminuiu taxa de assassinatos no Brasil

Daniel Buarque

22/05/2015 11h32

Reportagem do

Reportagem do "Los Angeles Times" sobre alta taxa de homicídios no Brasil

Mesmo com mais de uma década de "prosperidade", em que a economia cresceu de forma estável, enquanto o país diminuía índices sociais de desigualdade e pobreza, o Brasil não conseguiu diminuir a violência que assola o país historicamente. Essa situação é vista como um enigma de difícil explicação segundo uma reportagem publicada nesta sexta-feira (22) pelo jornal americano "Los Angeles Times".

A reportagem viajou para Alagoas para mostrar como vivem as pessoas mais afetadas pelos altos índices de violência no país. "Quase todo mundo na periferia de Maceió, a capital do estado mais perigoso do Brasil, tem uma história de terror para contar", diz.

A alta taxa de homicídios do Brasil praticamente não mudou desde o ano 2000, mesmo com o crescimento econômico que tirou milhões da pobreza e reduziu as desigualdades econômicas, diz a publicação.

"O Brasil tem o maior número de assassinatos do mundo", diz o jornal, com 64 mil mortes no ano, um número comparável aos da guerra civil na Síria. O jornal ressalta, entretanto, que números do governo brasileiro indicam um número mais baixo de mortes: 50 mil.

"Entre 2000 e 2012, o Brasil experimentou um período de relativa estabilidade e prosperidade, com melhora em quase todos os indicadores sociais. Exceto um", diz, em referência à violência. Enquanto em 2000 a taxa de homicídios no país era de 32.2 por cada 100 mil habitantes, em 2012 ela era de 32.4.

O número assustador de homicídios vem sendo divulgado nos principais jornais internacionais desde a última semana, e isso pode reforçar no exterior uma imagem de risco e insegurança associada ao país. Em conversas com pesquisadores estrangeiros sobre a questão da violência no Brasil, a alta taxa de homicídios não chega a ser citada como um dos estereótipos centrais do país, mas a divulgação da liderança brasileira no número de assassinatos pode pressionar uma mudança nesta imagem.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo