Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil em crise, ‘o que aconteceu?’, pergunta embaixador britânico

Daniel Buarque

16/05/2015 12h29

Por Darcio Pimenta

Um ano após sua primeira palestra como embaixador britânico no Brasil na universidade King's College London, quando falou sobre o que aprendeu ao viver em Brasília, o diplomata Alex Ellis voltou a ser convidado pelo Brazil Institute durante a última semana para falar sobre sua experiência no país. Desta vez, em meio a uma forte crise econômica e política, Ellis apresentou uma palestra com tom mais crítico em relação ao país, começando a pergunta: "Brasil, o que aconteceu?"

O embaixador britânico Alex Ellis, durante palestra sobre o Brasil em Londres

O embaixador britânico Alex Ellis, durante palestra sobre o Brasil em Londres (Foto: Darcio Pimenta)

Ellis iniciou a palestra comparando as famosas capas da revista "The Economist" com o Cristo redentor decolando e, em seguida, perdendo o rumo, e ressaltou que em 2009 ninguém segurava o Brasil, pois era o pais da oportunidade e nada poderia parar o "novo Eldorado". Anos depois, em 2013, na segunda capa, o melhor país do mundo que se tornaria a 5º melhor economia se transformou no pior país do mundo em termos econômicos, com diversos problemas que levaram o país ao fim de um ciclo econômico em 2014.

Para o embaixador o novo ciclo iniciou esse ano através dos ajustes econômicos propostos pelo governo, conduzidos pelo Ministério da Fazenda, que em sua visão são necessários e úteis para segurar a inflação e reduzir a taxa de juros, uma vez que grande parte dos preços sao estabelecidos pelo governo. Em um comparativo de 5 anos, o embaixador citou ou aumento da inflção de 5.9% em 2010 para 8.1% em 2015 e a taxa de juros de 10.75% para 13.25% respectivamente, cosiderada uma das mais altas no mundo e que, como consequência, aumenta também o custo do capital no Brasil.

O governo tentou manter a politica fiscal mas nao conseguiu segurar o avanço da inflação, consequentemente também não manteve sua política de investimentos, colocando em risco o desenvolvimento. A política fiscal precisa ser amplamente modificada para colocar o Brasil novamente no rumo do crescimento.

Segundo Ellis, um ajuste politico em forma de reforma política no paí é de extrema importância e deve ser mais intenso. A reforma é necessária pois no Brasil existem diversos partidos políticos e uma campanha eleitoral caríssima onde citou que as eleições para deputados federais custam 7 vezes mais no Brasil que no Reino Unido.

Com a mudanca recém-ocorrida no governo, o líder da Câmara, Eduardo Cunha, e o líder do Senado, Renan Calheiros, estão em uma "briga mortal", apesar de serem do mesmo partido (PMDB). Em teoria, o deputado Eduardo Cunha deveria fazer a coalizão com o governo, mas atua como oposição ao governo e ao próprio Senado Federal. Nesse caso, o que mais impressionou o embaixador é que ambos, líderes de governo, estão na lista de pessoas investigadas por corrupção.

O caso da Operação Lava Jato é o maior escândalo de corrução na história do país envolvendo membros do governo. Diversos políticos estão sendo investigados nessa operação, inclusive o tesoureiro do PT, que está preso sob acusação de corrupção e desvios de recursos públicos para o caixa do partido. Para o embaixador, o problema é que político no Brasil só pode ser julgado pela Supremo Tribunal Federal, e não pela Justiça comum.

O Brasileiro está comecando a demonstar interesse pela política, ressaltou o embaixador. Esse interesse começou com as manifestações ocorridas em 2013 no país e se intensificou, fazendo com que o protesto de marco de 2015 fosse maior do que em 2013, mostrando a insatisfação do brasileiro com o governo.

Apesar de todas as dificuldades e problemas que o país vem enfrentando, o pais ainda é a 5ª economia e possui uma das maiores populações do mundo. Com o intuito de exemplificar, o PIB dos estados foram comparados com PIBs de vários paises. Um dos exemplos foi a Polônia, que possui o mesmo PIB do estado de São Paulo. O embaixador ressaltou que, apesar da crise que o pais está enfrentando, investir no país pode ser um bom negócio, e citou a compra da BG pela Shell como um incentivo para outros investimentos de empresas estrangeiras.

Hoje existem muitas incertezas a respeito de investir no Brasil devido ao calor do momento, mas o embaixador acredita que para o próximo ano, com o ajuste fiscal, a reforma políitica e o combate à corrupção, o Brasil se torne novamente um país seguro para investimentos e cresça consideravelmente nos proximos 20 anos.

Darcio Pimenta é administrador e tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo King's College London. 

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo