BCG: Rio e SP perdem importância como centros de consumo no Brasil
Um estudo da consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG) aponta uma mudança importante no perfil do mercado consumidor brasileiro, que se afasta dos pólos mais tradicionais de investimento no Rio de Janeiro e em São Paulo e se torna mais interiorizado. Rio e SP começam a perder importância como principais centros de consumo do Brasil, e empresas internacionais começam a prestar atenção em cidades menores no interior e em regiões como o Norte e o Nordeste do Brasil.
"Apesar de a projeção de consumo ser de uma desaceleração geral, as cidades do interior do Brasil estão contrariando a tendência enquanto o crescimento da demanda se movimenta para dentro do país", diz o relatório do BCG.
Até 2020, consumidores do interior devem ser responsáveis por mais de 45% do crescimento no setor do varejo, complementa.
Esta tendência de mudança no perfil do consumidor, que se espalha por outras regiões do Brasil, estava prevista no livreto "Brazil Now", publicado no ano passado pela consultoria Hall and Partners (uma pesquisa desenvolvida pelo autor deste blog). Ela reflete o crescimento econômico e redução da pobreza de regiões periféricas do país ao longo das últimas décadas.
Com a mudança, "São Paulo e Rio não são mais os senhores do Brasil", diz um título da revista de economia "Forbes" sobre este trabalho do BCG. "Não é que a demanda esteja encolhendo em São Paulo e no Rio. Ela apenas não está crescendo tão rapidamente quanto no resto do país", diz a "Forbes".
Segundo a revista, a mudança é um reflexo de um processo de descentralização que acontece também na política, com a ascensão de lideranças de outras partes do país.
A "Forbes" e o relatório do BCG comentam ainda que a mudança de grandes empresas para cidades menores é um processo desafiador e custoso, mas que a migração para onde a demanda está vai ser importante para elas.
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