Topo

Blog do Brasilianismo

BCG: Rio e SP perdem importância como centros de consumo no Brasil

Daniel Buarque

02/05/2015 12h54

Relatório do BCG aponta a interiorização da demanda do consumo no Brasil

Relatório do BCG aponta a interiorização da demanda do consumo no Brasil

Um estudo da consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG) aponta uma mudança importante no perfil do mercado consumidor brasileiro, que se afasta dos pólos mais tradicionais de investimento no Rio de Janeiro e em São Paulo e se torna mais interiorizado. Rio e SP começam a perder importância como principais centros de consumo do Brasil, e empresas internacionais começam a prestar atenção em cidades menores no interior e em regiões como o Norte e o Nordeste do Brasil.

Estudo do BCG sobre demanda de consumo no Brasil

Estudo do BCG sobre demanda de consumo no Brasil

"Apesar de a projeção de consumo ser de uma desaceleração geral, as cidades do interior do Brasil estão contrariando a tendência enquanto o crescimento da demanda se movimenta para dentro do país", diz o relatório do BCG.

Até 2020, consumidores do interior devem ser responsáveis por mais de 45% do crescimento no setor do varejo, complementa.

Esta tendência de mudança no perfil do consumidor, que se espalha por outras regiões do Brasil, estava prevista no livreto "Brazil Now", publicado no ano passado pela consultoria Hall and Partners (uma pesquisa desenvolvida pelo autor deste blog). Ela reflete o crescimento econômico e redução da pobreza de regiões periféricas do país ao longo das últimas décadas.

Com a mudança, "São Paulo e Rio não são mais os senhores do Brasil", diz um título da revista de economia "Forbes" sobre este trabalho do BCG. "Não é que a demanda esteja encolhendo em São Paulo e no Rio. Ela apenas não está crescendo tão rapidamente quanto no resto do país", diz a "Forbes".

Segundo a revista, a mudança é um reflexo de um processo de descentralização que acontece também na política, com a ascensão de lideranças de outras partes do país.

A "Forbes" e o relatório do BCG comentam ainda que a mudança de grandes empresas para cidades menores é um processo desafiador e custoso, mas que a migração para onde a demanda está vai ser importante para elas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo