Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'New York Times': Futebol brasileiro está perto da falência

Daniel Buarque

23/04/2015 18h17

Reportagem do 'New York Times' sobre falência do futebol brasileiro

Reportagem do 'New York Times' sobre falência do futebol brasileiro

Os times de futebol do Brasil estão afogados em dívidas, sofrendo uma hemorragia de jogadores e jogando em estádios quase vazios – o que afeta cada vez mais a qualidade do esporte no campo, segundo uma reportagem publicada no jornal americano "The New York Times" nesta quinta-feira.

"Se fossem empresas, quase todos os times da primeira divisão, Série A, estariam falidos", diz o texto, que começa lembrando do vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Mesmo que brasileiros possam se sentir ofendidos com o posicionamento do jornal americano e queiram alegar que o país não entende de futebol, vale lembrar que pelo menos eles entendem de capitalismo, que é o foco dessa abordagem.

O 'NYT' trata ainda dos debates em torno de política e da administração dos maiores clubes do Brasil, e diz que a situação é muito complicada. Para piorar, com a crise econômica no país, as coisas devem ficar ainda mais difíceis.

Segundo o jornal, as consequências começam a ficar visíveis em campo, com um futebol com cada vez menos qualidade. Para conseguir dinheiro, os clubes negociam e mandam seus jogadores para diferentes países cada vez mais cedo, o que afeta a qualidade dos times no Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo