Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Independent': Mundo quer saber preço de prostitutas no Brasil

Daniel Buarque

22/04/2015 10h27

Mapa mostra as palavras mais buscadas em relação a cada país em pesquisas sobre preços

Mapa mostra as palavras mais buscadas em relação a cada país em pesquisas sobre preços

Uma pesquisa usando o sistema de autocompletar do Google indica que as buscas mais frequentes no mundo relacionadas a preços em diferentes países querem saber quanto custa uma prostituta no Brasil.

A associação da imagem do Brasil com prostituição é antiga em todo o mundo, e alimenta forte preconceito em relação ao país até hoje. Segundo o jornal "The Independent", "Quanto custa uma prostituta no Brasil?" é a busca mais frequente no Google.com quando se fala de pesquisas relacionadas a preços no mundo.

Mapa destaca as principais buscas por preços relacionadas a países da América do Sul

Mapa destaca as principais buscas por preços relacionadas a países da América do Sul

O jornal publicou nesta quarta-feira (22) um mapa mostrando quais palavras foram mais associadas com cada país a partir de buscas de preços no Google.

Usando um sistema específico para este tipo de pesquisa, o jornal usou o Google para perguntar "quanto custa * " em cada país, e aguardou que a ferramenta de buscas completasse a pergunta com as palavras que mais são buscadas .

Pela pesquisa, o Brasil foi associado à prostituição, enquanto o interesse maior na Argentina é por "cerveja", no Chile é por "coca" e nos EUA é por "patente". Segundo o jornal, as pessoas que usam o Google têm ainda interesse em saber quanto custa um rim no Irã, uma vaca na Índia e um escravo na Mauritânia.

CORREÇÃO: A versão original deste post errou ao afirmar que a pesquisa havia levado em consideração o sistema de buscas na Inglaterra. O erro aparecia logo no título alegando que "ingleses querem saber preço de prostitutas no Brasil". O erro foi percebido e corrigido 5 minutos após a publicação original. O próprio 'Independent' tem uma ressalva sobre metologia da pesquisa explicando que os resultados podem ser diferentes no Google local de cada país.

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo