Topo

Blog do Brasilianismo

Surfista e bilionário representam o Brasil entre mais influentes da 'Time'

Daniel Buarque

16/04/2015 09h33

Perfil de Gabriel Medina na lista de mais influentes da

Perfil de Gabriel Medina na lista de mais influentes da "Time"

O surfista Gabriel Medina e o bilionário Jorge Paulo Lemann representam o Brasil na lista das cem pessoas mais influentes do mundo de 2015 publicada pela revista norte-americana "Time".

Mesmo sem ter este objetivo, a lista que reúne cem pessoas que fizeram algo de relevante no mundo ao longo do último ano acaba espelhando algumas características interessantes da realidade brasileira contemporânea. Os dois nomes brasileiros que aparecem ali são representantes de duas das áreas mais importantes para o país no cenário internacional recente: esportes e economia.

Segundo a "Time", a vitória de Medina reflete uma ascensão brasileira nos esportes globais, juntamente com o fato de que o país recebeu a Copa do Mundo no ano passado e vai organizar a Olimpíada de 2016.

"Quando Gabriel Medina ganhou o primeiro título mundial de surfe do Brasil no ano passado, ele fez mais de que se tornar o segundo campeão mais jovem de todos os tempos. Ele mostrou que sua nação ascendente agora era uma jogadora séria em um esporte que está crescento em todo o mundo", diz o perfil de Medina, escrito pelo jornalista da revista Sean Gregory.

Já o perfil do bilionário enfatiza sua competência no mundo dos negócios. Trata-se de um reconhecimento importante para o país, considerando que a imagem da economia brasileira tem sido abalada nos últimos meses por conta de baixo crescimento do PIB e de escândalos de corrupção. A presença de um investidor entre os cem mais influentes pode representar uma fagulha de otimismo em meio à tensão.

"Eu colocaria Jorge Lemann na lista de quatro ou cinco pessoas mais inteligentes que conheço em Wall Street", diz o perfil do investidor brasileiro, assinado por Carl Icahn.

Perfil do bilionário brasileiro na lista de cem mais influentes da 'Time'

Perfil do bilionário brasileiro na lista de cem mais influentes da 'Time'

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo