Topo

Blog do Brasilianismo

Kenneth Maxwell: Thomas Jefferson teve ligações com o Brasil no séc. XVIII

Daniel Buarque

16/04/2015 08h08

Em sua coluna na Folha nesta quinta-feira (16), o historiador britânico Kenneth Maxwell fala sobre "duas estranhas conexões" de Thomas Jefferson, um dos "pais fundadores" da república norte-americana e autor da Declaração de Independência dos EUA, com o Brasil.

Segundo Maxwell, que é um pesquisador de referência na historiografia sobre o período colonial brasileiro, na década de 1780, "Jefferson se encontrou com [o estudante brasileiro de medicina] Barbalho, e os dois conversaram sobre os planos brasileiros para romper com Portugal e fundar uma república modelada nas constituições republicanas dos EUA. Barbalho estava em busca de apoio dos americanos."

"Jefferson disse ao jovem brasileiro que, embora os EUA não estivessem 'desinteressados' em um Brasil independente, o país mantinha boas relações com Portugal."

"A segunda ocasião resultou da amizade entre Jefferson e o abade Correia da Serra, que representou em Washington o Reino Unido de Portugal e Brasil, sediado no Rio de Janeiro, entre 1812 e 1820."

"Os dois viam uma confraternização cordial entre Brasil e EUA, na qual, escreveu Jefferson, 'em nossas regiões o leão e o cordeiro repousarão pacificamente lado a lado'. Jefferson 'se rejubilaria por ver as frotas do Brasil e dos EUA velejando juntas, como irmãs da mesma família, em busca do mesmo objetivo'."

Leia o texto completo na Folha

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo