Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Guardian': Seca no Brasil é um fracasso da economia global

Daniel Buarque

10/04/2015 18h01

Reportagem do

Reportagem do "Guardian" sobre seca e economia brasileira

Enquanto os principais analistas financeiros envolvidos em entender a crise por que o Brasil passa olham preocupados para o crescimento da inflação, os cortes em gastos do governo e a queda na confiança do consumidor, a maior ameaça ao país passa ignorada, segundo um texto publicado pelo jornal britânico "The Guardian".

A maior ameaça ao Brasil hoje, diz o jornal, é "a megasseca que pode durar décadas e que pode destruir a economia brasileira".

Os jornais internacionais têm dado atenção ao problema da seca em São Paulo e em outras partes do país desde o ano passado, antes mesmo de o governo paulista admitir o tamanho do problema. Nas últimas semanas, entretanto, o tema realmente perdeu força no noticiário internacional, que passou a dar mais espaço a questões de política e economia.

Segundo o "Guardian" analistas econômicos devem parar de ignorar os custos ambientais do desenvolvimento em todo o mundo. "O dano pode ser permanente", diz.

"Tentar separar economias do ambiente – como muitos analistas parecem fazer – é como tentar separar a mente do corpo. Simplesmente não funciona", diz o texto assinado pela pesquisadora Amy Larkin.

Apesar de ser uma abordagem interessante do tema, o texto ignora os problemas relacionados à administração da questão hídrica no próprio Brasil. Em reportagens anteriores, jornais internacionais criticaram o "sonambulismo" do governo, especialmente o de São Paulo, em se preparar para evitar um problema maior por conta da seca na região.

Segundo Larkin, é importante lembrar que economias são cíclicas, com períodos de expansão e retração. "Mas a falta de água pode causar danos permanentes. São Paulo, uma das cidades mais ricas do mundo, serve como centro financeira para a maior parte da América do Sul. As consequências desta seca são de difícil cálculo", diz.

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo