Topo

Blog do Brasilianismo

Boteco, barulho e 'inho': TV Russa lista dez 'surpresas' sobre o Brasil

Daniel Buarque

25/03/2015 16h29

Página em espanhol da rede russa RT, falando sobre surpresas no Brasil

Página em espanhol da rede russa RT, falando sobre surpresas no Brasil

Os brasileiros adoram ir ao boteco, não respeitam muito o espaço individual de cada pessoa, falam muito de perto, fazem barulho, não comem nada com as mãos e usam um guardanapo encerado que não ajuda a se limpar.

Segundo o site em espanhol da rede de TV russa RT (sim, a TV russa publica notícias e análises em espanhol 24 horas por dia), essas são algumas das dez características que mais surpreendem os viajantes estrangeiros que passam pelo Brasil. Criado em 2009 o canal é uma das principais fontes de informação russas abertas ao Ocidente (e compreensível para quem não fala russo).

O texto publicado pelo site da TV russa é baseado em um post do site When on Earth, em inglês. Na versão do RT, o Brasil é um dos países latino-americanos mais visitados por turistas, e "os estrangeiros encontram ali não apenas sol, praia e carnaval, mas também costumes e características que nunca viram em outros lugares do mundo".

É uma interessante fonte de dados sobre a forma como o Brasil é visto por visitantes que passam pelo país.

Veja abaixo a lista de surpresas para os estrangeiros

1 – Botecos
"Um tipo de loja de alimentos onde se vendem diferentes aperitivos a baixos preços", diz. "Normalmente têm um espaço pequeno com mesas e cadeiras de plástico fora do local".

2 – Pessoas abertas
"Algumas pessoas podem sentir um certo incômodo quando algum brasileiro chega perto demais para falar".

3 – Não toque na comida
"Comer sanduíches, hambúrgueres, pizza ou frango frito com as mãos é falta de educação no Brasil".

4 – Barulho por todas as partes
"Além de gente cantando, assobiando ou falando, se escuta todo tipo de barulho produzido por automóveis, vendedores ambulantes e gente alegre".

5 – Diminutivos
Brasileiros usam o sufixo "inho/inha" para expressar carinho.

6 – Polegar para cima
Sinal de aprovação no resto do mundo, no Brasil, o polegar levantado expressa "sim", "bem" e "obrigado".

7 – Demonstração pública de afeto
Os casais brasileiros são muito carinhosos na hora de mostrar seus sentimentos.

8 – Abacate doce
No Brasil "o abacate não é uma verdura, é uma fruta" comida doce, e não salgada.

9 – O guardanapo
Os estrangeiros que visitam o Brasil sempre têm problemas com os guardanapos de papel oferecidos por restaurantes. "Eles parecem papel encerado que não ajudam muito a limpar os lábios e os dedos".

10 – Brasil com "S"
O uso do nome do país com S confunde os viajantes de língua inglesa, acostumados a se referir à nação como "Brazil".

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo